Quem sou eu

Minha foto
Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Sou tantas e sou uma... Existo e sumo... Mergulho e retorno... Intensa, curiosa, aprendiz, crítica, sensível... Por vezes sábia. Vivendo na montanha-russa, em altos e baixos constantes... Metamorfose ambulante. Eu? "Contradigo a mim mesmo porque sou vasto" (Walt Whitman)

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Sítio

Vassouras - Massambará - RJ, 21/05/2013

Sítio

(Regina Milone)




Perfume de dama da noite
Flor amarela
Simples e singela
No entanto poderosa
Em seu aroma
Que se espalha no ar

Amoreira, abacateiro,
Goiabeira, mangueira...
Côcos e bananas.

E a horta caseira?
Cada dia maior
Com rúcula, alface,
Tomatinhos, alho poró,
Salsa, cebolinha...
E milho também!

Tantas folhas, arbustos e árvores
De diferentes formas, cores e tamanhos
Chão de grama e terra batida
Todos os tons de verde e amarelo
Ô, meu Brasil brasileiro!

Flores vermelhas
Dando um toque especial
Vivo como o fogo da
Lareira

Sol aberto de dia
Friozinho à noite
Clima privilegiado o do
Sítio do meu coração

Garça branca cortando o entardecer
Pousando por segundos no lago
E logo seguindo seu vôo


Cai à noite
Ouve-se o canto das cigarras e grilos
Vêm substituir o canto dos pássaros
Que preencheu o dia

E o vento,
Ora brisa ora vendaval,
Levando e trazendo encantos
Espalhando histórias
Tocando meu corpo
Lembrando-me de respirar
Sem automatismos
Apenas sentindo o ar entrar e
Sair por minhas narinas

Os cachorros descansam agora.
Assim como o potrinho, os cavalos,
O gato, o jumento,
Os galos e as galinhas.



A hora agora é das corujas e dos morcegos.

As maritacas já se recolheram.
É breu lá fora.
Silêncio repleto dos sons da noite.

Lua crescente no céu
Brilha tanto
Faz-se tão bela
Que chama os sonhadores como eu
Lembrando que mesmo na maior
Escuridão
Há sempre uma luz no fim do túnel.

O ritmo é lento e suave
Nada corre
O tempo não tem pressa
E como velho sábio que é
Convida a todos, indiscriminadamente,
A refletir, ponderar, sossegar.

“O Tempo é o Senhor do Destino”,
Já dizia o compositor.

Não adianta regar a planta a todo o momento
Querendo apressar a colheita, pois
O tempo ensina que os frutos
Só virão
Na hora certa.
É preciso cuidar e esperar
Até maturar.
Assim como acontece com as
Relações humanas.

Assim é na natureza.
Assim é na vida.

Assim é o ser humano. 




Nenhum comentário: