Quem sou eu

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Rio de Janeiro, RJ, Brazil
Sou tantas e sou uma... Existo e sumo... Mergulho e retorno... Intensa, curiosa, aprendiz, crítica, sensível... Por vezes sábia. Vivendo na montanha-russa, em altos e baixos constantes... Metamorfose ambulante. Eu? "Contradigo a mim mesmo porque sou vasto" (Walt Whitman)

domingo, 21 de outubro de 2007

quinta-feira, 18 de outubro de 2007

Maria Rita - a minha alma

Família super talentosa essa! Adoro essa música, de O Rappa, cantada por Maria Rita.
Beijinhos...

Traduzir-se

Poema que amo e com o qual me identifico, de Ferreira Gullar, musicado por Fagner e lindamente cantado por Adriana Calcanhoto. UAU!!!

Futuros Amantes

Chico Buarque, genial como sempre, falando como criou e depois cantando "Futuros Amantes". Lindo!!!
Beijos...

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Rifa-se um coração

RIFA-SE UM CORAÇÃO

'Rifa-se um coração quase novo. Um coração idealista. Um coração como
poucos. Rifa-se um coração que, na realidade, está um pouco usado, meio
calejado, muito machucado e que teima em alimentar sonhos e cultivar
ilusões. Um coração inconseqüente e precipitado, que diante de um sorriso
mais malicioso já está apaixonado. Rifa-se um coração que nunca aprende.
Um coração insensato que comanda o racional sendo louco o suficiente para
se apaixonar. Um furioso suicida que vive procurando relações e emoções
verdadeiras. Rifa-se um coração que insiste em cometer sempre os mesmos
erros. Esse coração que erra, briga, se expõe. Perde o juízo por completo
em nome de paixões. Sai do sério e, às vezes, revê suas posições
arrependido de palavras e gestos. Rifa-se um coração tão inocente que se
mostra sem armaduras e deixa louco o seu usuário. Rifa-se um coração, ou
mesmo troca-se por outro, que tenha um pouco mais de juízo.'

Clarice Lispector

Eu e meu filho Diogo


"Meu filho,

eu quero ser um bom exemplo.
Nunca de perfeição nem de coerência.
Nunca de bom comportamento e normalidade, mas de originalidade e amor.
Você, e só você, poderá gerar todas as minhas sementes. Fazer brotar a nosso redor, até onde a vista alcança, vestígios de um mundo melhor.
Quero te ensinar a amar a liberdade, a arrancar a felicidade possível que existe por trás das cortinas e dos padrões.
Ah, meu filho eu quero ser um bom exemplo e só tem um jeito:
eu ser FELIZ."
(Glória Horta)


Nosso medo mais profundo

"Nosso medo mais profundo
não é o de sermos inadequados.
Nosso medo mais profundo
é que somos poderosos além de qualquer medida.
É a nossa luz, não as nossas trevas,
o que mais nos apavora.

Nós nos perguntamos:

Quem sou eu para ser Brilhante,

Maravilhoso, Talentoso e Fabuloso?
Na realidade, quem é você para não ser?

Você é filho do Universo.

Se fazer pequeno não ajuda o mundo.
Não há iluminação em se encolher
para que os outros não se sintam inseguros
quando estão perto de você.

Nascemos para manifestar a glória do Universo que está dentro de nós.
Não está apenas em um de nós: está em todos nós.
E conforme deixamos nossa própria luz brilhar, inconscientemente damos às outras pessoas permissão para fazer o mesmo.
E conforme nos libertamos do nosso medo, nossa presença, automaticamente, libera os outros."


(Nelson Mandela)


Para se pensar...

ALEGORIA

Imagine-se que um monge medieval europeu, vivendo no século XIII, tenha entrado em estado de catalepsia, morte aparente e coma. Seu corpo (surpreendentemente vivo) foi guardado nas catacumbas do convento durante centenas de anos até que, no fim do século XX, foi trazido intacto para outro convento, no centro de São Paulo, tornando-se objeto de veneração. Um dia, por razões desconhecidas ainda pela Ciência, despertou de sua letargia profunda e saiu a caminhar pela cidade. Quase entrou em desespero! Havia milhares de pessoas pelas ruas, um ruído ensurdecedor, um ar que ardia os olhos e um odor de decomposição; passavam objetos de metal em alta velocidade com humanos aprisionados dentro, havia buracos de onde entravam e saíam pessoas continuamente, todos com roupas estranhas. O mais espantoso eram as casas, redivivas torres de Babel, e, choque supremo, pequenas tendas de ferro expondo e vendendo objetos semelhantes a manuscritos mas com letras diferentes. O monge parou; admirado, diante de uma delas e observou com horror que estavam à mostra similares de livros estampando imagens perfeitas de mulheres e homens completamente nus. Correu dali, tapando a visão demoníaca. Correu sem rumo e às cegas até que, tateando uma porta, por ela entrou e, ainda sem enxergar direito, disparou pelo corredor até achar uma sala vazia; nela precipitou-se, sentando-se ainda esbaforido. De repente, percorreu a sala com o olhar e, pela primeira vez, acalmou-se. O ambiente era muito familiar e seguro e quase tudo ali presente ele já conhecia: o mobiliário, a disposição dos móveis, a decoração, a maior parte dos objetos de trabalho. Estava em uma sala de aula!


(desconheço a autoria)

Crianças

Crianças?


Dia após dia nega-se às crianças o direito de serem crianças. Os fatos que zombam desse direito, ostentam seus ensinamentos na vida cotidiana.

O mundo trata os meninos ricos como se fossem dinheiro, para que acostumem a atuar como o dinheiro atua.

O mundo trata os meninos pobres como se fossem lixo, para que se transformem em lixo.

E os do meio, os que não são nem ricos nem pobres, conserva-os à mesa de um televisor, para que aceitem desde cedo, como destino, a vida prisioneira.

Muita magia e muita sorte têm as crianças que conseguem ser crianças.


(desconheço o autor)

Poemas

"Tudo manifesta símbolos
e sábio é aquele que
em qualquer coisa
pode ler outra."


(Plotino)

"Tudo vale a pena, se a alma não é pequena! "
(Fernando Pessoa)
"... meu coração é uma canção de amor em eterna dissonância com o caostidiano..."
(Sérgio Rojas)
"Nos outros eu sei,
o coração tem moradia certa,
fica no meio do peito,
mas comigo a anatomia ficou louca:
sou todo coração!"
(Maiakovski)


segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Escola e Autoconhecimento

Aí vai um trecho muito legal sobre escola e autoconhecimento, da psicóloga junguiana Anita Moraes, que trabalha, entre outras coisas, com visualização criativa:
"...Nós freqüentamos escola desde o nascimento. Os bebês, hoje em dia, desde que nascem já vão para os berçários, pois os pais precisam trabalhar. Depois freqüentam o maternal, o jardim, o pré e tantas outras "divisões" criadas para os primeiros anos de vida. Entram na escola, aprendem a ler e a escrever, decoram tudo sobre "os seres vivos", desde os vegetais até baleias, animais e aves, passando muito de leve pelo próprio homem. Decoram longas equações, aprendem o nome de rios, vales e montanhas que jamais verão, sabem tudo sobre personagens da história que viveram há milênios, aprendem sobre as máquinas, as invenções e os avanços científicos e tecnológicos. Encontram-se, depois de todas essas etapas, preparados para "sobreviver" em sociedade. Pelo menos, é nisso que acreditam.
Nenhuma escola formal, no entanto, ensina a viver e a controlar as emoções. Nenhuma escola aponta saídas criativas para as situações do cotidiano. O resultado são homens e mulheres adultos que aparentemente sabem vestir-se e comportar-se adequadamente, que aparentemente trabalham e são pessoas sérias e que constituem famílias e criam novos pequenos homens. Por dentro, são emocionalmente crianças, que convivem com fortes conflitos. Ou então, empedernidos velhos emocionais, antes mesmo de atingirem a velhice. No íntimo, sofrem com toda sorte de pensamentos e de sentimentos que não ousam revelar aos outros, pois isto não é próprio de um adulto. Então, escondem o próprio desconforto e fingem. E aí, temos uma vasta gama de indivíduos que, por não explorarem a fundo seu próprio potencial, apenas fazem de conta que trabalham seriamente, pois foram preparados por fora, e não por dentro.
Por que isso acontece? Porque, como já disse, escola alguma prepara o homem para o autoconhecimento. E, desconhecido de si mesmo, o homem biologicamente adulto não alcança a plenitude da maravilha que é o ato de viver. Quanto mais se conhece, mais se torna capaz de reter essa possibilidade. Quanto menos se conhece, menos controla suas emoções; ao invés disso, deixa-se controlar por elas. A máxima Homem, conhece-te a ti mesmo ainda é tão insuperável quanto antiga. ..."

A complicada arte de ver


Ela entrou, deitou-se no divã e disse:
- Acho que estou ficando louca!

Fiquei em silêncio aguardando que ela me revelasse os sinais da sua loucura.

- Um dos meus prazeres é cozinhar. Vou para a cozinha, corto as cebolas, os tomates, os pimentões _é uma alegria! Entretanto, faz uns dias, eu fui para a cozinha para fazer aquilo que já fizera centenas de vezes: cortar cebolas. Ato banal sem surpresas. Mas, cortada a cebola, eu olhei para ela e tive um susto. Percebi que nunca havia visto uma cebola. Aqueles anéis perfeitamente ajustados, a luz se refletindo neles: tive a impressão de estar vendo a rosácea de um vitral de catedral gótica. De repente, a cebola, de objeto a ser comido, se transformou em obra de arte para ser vista! E o pior é que o mesmo aconteceu quando cortei os tomates, os pimentões... Agora, tudo o que vejo me causa espanto.

Ela se calou, esperando o meu diagnóstico. Eu me levantei, fui à estante de livros e de lá retirei as "Odes Elementales", de Pablo Neruda. Procurei a "Ode à Cebola" e lhe disse: "Essa perturbação ocular que a acometeu é comum entre os poetas. Veja o que Neruda disse de uma cebola igual àquela que lhe causou assombro:

- 'Rosa de água com escamas de cristal'. Não, você não está louca. Você ganhou olhos de poeta... Os poetas ensinam a ver.


Ver é muito complicado. Isso é estranho porque os olhos, de todos os órgãos dos sentidos, são os de mais fácil compreensão científica. A sua física é idêntica à física óptica de uma máquina fotográfica: o objeto do lado de fora aparece refletido do lado de dentro. Mas existe algo na visão que não pertence à física.
William Blake sabia disso e afirmou: "A árvore que o sábio vê não é a mesma árvore que o tolo vê". Sei disso por experiência própria. Quando vejo os ipês floridos, sinto-me como Moisés diante da sarça ardente: ali está uma epifania do sagrado. Mas uma mulher que vivia perto da minha casa decretou a morte de um ipê que florescia à frente de sua casa porque ele sujava o chão, dava muito trabalho para a sua vassoura. Seus olhos não viam a beleza. Só viam o lixo.

Adélia Prado disse: "Deus de vez em quando me tira a poesia. Olho para uma pedra e vejo uma pedra". Drummond viu uma pedra e não viu uma pedra. A pedra que ele viu virou poema.
Há muitas pessoas de visão perfeita que nada vêem. "Não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. Não basta abrir a janela para ver os campos e os rios", escreveu Alberto Caeiro, heterônimo de Fernando
Pessoa. O ato de ver não é coisa natural. Precisa ser aprendido.
Há um poema no Novo Testamento que relata a caminhada de dois discípulos na companhia de Jesus ressuscitado. Mas eles não o reconheciam. Reconheceram-no subitamente: ao partir do pão, "seus olhos se abriram".

Vinícius de Moraes adota o mesmo mote em "Operário em Construção": "De forma que, certo dia, à mesa ao cortar o pão, o operário foi tomado de uma súbita emoção, ao constatar assombrado que tudo naquela mesa, garrafa, prato, facão, era ele quem fazia. Ele, um humilde operário, um operário em construção".

A diferença se encontra no lugar onde os olhos são guardados. Se os olhos estão na caixa de ferramentas, eles são apenas ferramentas que usamos por sua função prática. Com eles vemos objetos, sinais luminosos, nomes de ruas e ajustamos a nossa ação. O ver se subordina ao fazer. Isso é necessário. Mas é muito pobre.
Os olhos não gozam... Mas, quando os olhos estão na caixa dos brinquedos, eles se transformam em órgãos de prazer: brincam com o que vêem, olham pelo prazer de olhar, querem fazer amor com o mundo.

Os olhos que moram na caixa de ferramentas são os olhos dos adultos. Os olhos que moram na caixa dos brinquedos, das crianças. Para ter olhos brincalhões, é preciso ter as crianças por nossas mestras. Alberto Caeiro
disse haver aprendido a arte de ver com um menininho, como Jesus Cristo, tornado outra vez criança: "A mim, ensinou-me tudo. Ensinou-me a olhar para as coisas. Aponta-me todas as coisas que há nas flores. Mostra-me como as pedras são engraçadas quando a gente as têm na mão e olha devagar para elas".
Por isso, porque eu acho que a primeira função da educação é ensinar a ver, eu gostaria de sugerir que se criasse um novo tipo de professor, um professor que nada teria a ensinar, mas que se dedicaria a apontar os assombros que crescem nos desvãos da banalidade cotidiana. Como o Jesus menino do poema de Caeiro. Sua missão seria partejar "olhos vagabundos"...

(Rubem Alves - educador, escritor, psicanalista)

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Poema em Linha Reta - Fernando Pessoa

Na voz de Abujamra, vale a pena ouvir com o coração...
Salve Fernando Pessoa, o maior de todos os poetas!!!

Eros e Psique - Texto de Fernando Pessoa

O lindo texto de Fernando Pessoa na voz de Maria Bethânia e ao som de Chico Buarque. Deleitem-se!!!


Conta a lenda que dormia
uma princesa encantada
a quem só despertaria
um Infante, que viria
de além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado
vencer o mal e o bem
antes que, já libertado
deixasse o caminho errado
por que à Princesa vem.

A princesa adormecida
se espera, dormindo espera
sonha em morte a sua vida
e orna-lhe a fonte, esquecida
uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado
sem saber que intuito tem
rompe o caminho fadado
ele dela é ignorado
ela pra ele é ninguém

Mas cada um cumpre o Destino
ela dormindo encantada
ele buscando-a sem tino
pelo processo divino
que faz existir a estrada.

E se bem que seja obscuro
tudo pela estrada afora
e falso, ele vem seguro
e, vencendo estrada e muro
chega onde, em sono, ela mora.

E, inda tonto com o que houvera
à cabeça, em maresia
ergue a mão, e encontra a hera
e vê, que ele mesmo era
a Princesa que dormia.


(Fernando Pessoa)

quarta-feira, 3 de outubro de 2007

Jung e Alquimia (texto)

Como psicóloga e arteterapeuta, de base junguiana, tive alguns mestres que considero geniais e que me inspiram sem parar, além de algumas linhas psicoterapêuticas e analíticas que também considero enriquecedoras, tais como: W. Reich e as psicoterapias corporais, S. Freud e a Psicanálise, Fritz Perls e a Gestalt Terapia, Jacob Levy Moreno e o Psicodrama... e, principalmente, o grande Carl Gustav Jung e sua Psicologia Analítica. E uma das coisas mais interessantes na vasta teoria dele é a relação que faz do processo terapêutico com a antiga Alquimia (que também é uma das bases da Astrologia, especialmente no que se refere a teoria das correspondências, e da Homeopatia, no que se refere ao método explicativo). Abaixo alguns trechos sobre como Jung faz essa relação, que foram escolhidos para um trabalho de grupo que fizemos (eu, alguns colegas e o professor Carlos Bernardi) na faculdade. Vale a pena ler!

“O que torna a alquimia tão valiosa para a psicologia é o fato de suas imagens concretizarem as experiências de transformação por que passamos na psicoterapia...”
“Cedo percebi que a psicologia analítica coincidia de modo bastante singular com a alquimia. As experiências dos alquimistas eram, num certo sentido, as minhas próprias experiências, assim como seu mundo era meu mundo. Foi, com efeito, uma descoberta marcante: eu encontrara a contraparte histórica da minha psicologia do inconsciente”.
“A real natureza da matéria era desconhecida do alquimista; ele tinha meros indícios a respeito. Ao tentar explorá-la, projetou o inconsciente sobre as trevas da matéria, a fim de iluminá-la... Enquanto fazia suas experiências químicas, o operador passava por determinadas experiências psíquicas que lhe pareciam ser o comportamento particular do processo químico. Como se tratava de uma questão de projeção, ele naturalmente desconhecia o fato de a experiência nada ter a ver com a própria matéria. Ele experimentava sua projeção como uma propriedade da matéria; mas sua experiência, na realidade, era do próprio inconsciente.”
(Jung, Psicologia e Alquimia)

Todo o desconhecido e vazio é preenchido com projeções psicológicas; é como se o próprio fundamento psíquico do investigador se espalhasse na obscuridade. O que ele vê ou pensa ver na matéria são principalmente os dados de seu próprio inconsciente projetados.
O que torna a alquimia tão valiosa para a psicologia é o fato de suas imagens concretizarem as experiências de transformação por que passamos na psicoterapia; é uma anatomia da individuação.


O método de explicação da Alquimia é
(reparem a relação com os princípios da Homeopatia):
“O obscuro pelo mais obscuro e o desconhecido pelo mais desconhecido”

Teoria das correspondências (reparem na relação com a Astrologia):
Segundo essa teoria qualquer coisa que aconteça em um plano da realidade produz um efeito correspondente sobre outro nível da realidade. Todos os mundos são paralelos e congruentes. Realizar uma operação no nível físico causa impacto no nível espiritual.
Do ponto de vista da alquimia interior, as operações físicas simbolizariam o esforço que o ego deve fazer para compreender as experiências imaginativas e integra-las em sua vida, as vezes um sonho ou uma visão requer atuação no mundo material.
Extrair significado de experiências interiores e aplicar suas lições a vida exterior também corresponde a faceta física da obra. Não podemos permanecer sempre em estado visionário (imaginativo) é essencial que o individuo dê expressão física a tais experiências.
Os dois mundos interior e exterior estão muito mais ligados do que podemos perceber e o trabalho feito em um deles alimenta o trabalho do outro.
“o que está em cima é como o que está em baixo”


FASES DO PROCESSO ALQUÍMICO
1. NIGREDO
“Quando vires o negro alegra-te, pois é o início da tua obra”.
É o que acontece no início da análise: opostos entrando em guerra. O dragão está dentro do vaso hermético onde nada entra nem sai.

2. ALBEDO

Para os alquimistas o branco é a luz celestial, a clareza e o entendimento.
É a fase da análise em que já se compreende, mas de forma ainda intelectual.

3. CITRINITAS
O amarelecimento vai ajudar a tirar a brancura da albedo, o monoteísmo do branco, nos fazendo encarar o mundo sem vê-lo apenas como projeção.
Páginas, dentes ou dedos amarelados que remetem à putrefação ruína e decadência.
O amarelecimento não somente deteriora a psicologia branca da albedo como inicia a conversão do interior para o exterior.

4. RUBEDO

Leva sempre a alguma meta. É quando se sai do intelecto e volta para o mundo, para o corpo, para vivenciar o social; sai da esfera privada para a pública; é o sol renascido; é o vermelho - só o sangue pode reavivar.
“Na linguagem dos alquimistas, a matéria sofre até que o nigredo desapareça, quando a aurora será anunciada pela cauda do pavão e um novo dia nascerá, o leukosis ou albedo. Mas nesse estado de “brancura” não se vive, na verdadeira acepção da palavra; é uma espécie de estado ideal, abstrato. Para insuflar-lhe vida, deve ter “sangue”, deve possuir aquilo a que os alquimistas chamam o rubedo, a “vermelhidão” da vida. Só a experiência total da vida pode transformar esse estado ideal do albedo num modo de existência plenamente humano. Só o sangue pode reanimar o glorioso estado de consciência em que o derradeiro vestígio de escuridão é dissolvido, em que o diabo deixa de ter uma existência autônoma e se junto à profunda unidade da psique. Então, o opus magnum está concluído: a alma humana está completamente integrada”.
Carl Gustav Jung

A escolha do momento oportuno

Para os alquimistas toda pressa era motivada pelo demônio; apressar-se viola a evolução gradual de acordo com o tempo. Viver de acordo com o tempo faz diferença entre o sucesso e o fracasso.
“todos os que buscamos essa Arte não podemos atingir resultados úteis senão com um alma paciente, laboriosa e solícita, com uma coragem perseverante e com uma dedicação contínua”.
“aqueles que possuem esse mistério serão objeto de escárnio dos homens e serão olhados com uma atitude de superioridade”
Isso é o trabalho da psicoterapia: ninguém que se encontre fora dele consegue entender, será desdenhado e ridicularizado, pelo ponto de vista do coletivo convencional, quer de outra pessoa quer da própria sombra de quem estiver envolvido.

Banho Maria
Maria Profetisa, a primeira alquimista, nascida no século I ou II d.c., inventou um método de aquecimento suave e gradual, o banho maria. Usado como metáfora alquímica, ele indica que o início da análise deve ser lento. O analista deve ter a sensibilidade de perceber a temperatura adequada para o paciente suportar conscientizar-se de seus complexos.
Os alquimistas achavam que não tinham controle sobre as operações e que não eram responsáveis por fazê-las funcionar. Eram, sim, responsáveis por manter um fogo adequado, estimulando as substâncias em sua própria transformação natural e orgânica. Isso corresponde ao papel do terapeuta, sua atividade é controlar o calor do setting analítico, este deve estar a uma temperatura precisa para que os processos interiores comecem a ocorrer. Se o calor for excessivo, a obra se arruina e, se for escasso, não consegue promover os processos necessários. Assim era a regulação do calor para os alquimistas diante do processo de transmutação do chumbo em ouro.
Na alquimia, sujeito e objeto se misturam. O herói se relaciona com o dragão e chega a ser fecundado por ele ao invés de matá-lo. A retórica da alquimia é como bem receber o dragão (o inconsciente, o sintoma, aquilo que fala); não é a retórica do ego heróico, mas do ego imaginal, aquele que realmente ouve o inconsciente.
Dragão Alquímico

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Egocentrismo ou auto-estima?

Resolvi postar aqui um mural de fotos minhas, que fiz recentemente. Mas antes fiquei meio grilada: "será que vão me achar muito egocêntrica?"
Mas aí pensei: "caramba, é tão bom poder se ver, em várias fases, acompanhar um pouco desse trajeto de vida, reviver e - por que não? - admirar a própria beleza e/ou simpatia!" Então postei.
Sempre tive altos problemas de auto-estima. Não precisava muito pra me desvalorizar. E é por isso mesmo que poder me olhar e gostar do que vejo - da vida, do brilho nos olhos, dos sorrisos, do tempo passando... - é especialmente gostoso e até útil pra mim, pra eu não esquecer tão fácil de uma boa parte de quem sou. E é uma forma de me apresentar um pouco mais pra quem visitar meu blog também.
Caras, rostos - máscaras? - sempre me atraíram. Só aparência? "Quem vê cara não vê coração"? Depende. Se a gente olhar com sensibilidade pro que mora no olhar e no sorriso... iremos muito além!
Afinal... Ego? Tenho, claro!...rsrsrs. Mas não é gigante não.
Auto-estima? Estou trabalhando nisso!
Viajar em si mesmo, mergulhar no interior (espelhado nos rostos?), olhando também pro exterior, até que faz um bem danado. Experimentem!
Beijos...

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Vanessa da Mata e o Meio-Ambiente

Hoje eu estava escutando o CD "Sim", da Vanessa da Mata, no carro, indo pra Caxias, pra escola onde trabalho. Uma das músicas me chamou a atenção e me fez lembrar de uma amiga querida, sensível e inteligente, que gosto muito e com quem tenho trocado bastante.
A música tem umas tiradas ótimas, tipo "destruição é reflexo do humano", "a ambição desumana o Ser", "desmatam tudo e reclamam do tempo - que ironia conflitante" e termina com uma estrofe muito legal onde ela questiona o progresso e diz "com a mãe, ingratidão - DERAM O GALINHEIRO PRA RAPOSA VIGIAR" (esse final é o máximo!).
Leiam a letra, vejam e ouçam o vídeo que estão abaixo.

Essa é pra vc, Juliana, minha amiga zen!
Beijos...
Regina.

Vanessa da Mata - Absurdo

Havia tanto pra lhe contar
A natureza
Mudava a forma o estado e o lugar
Era absurdo
Havia tanto pra lhe mostrar
Era tão belo
Mas olhe agora o estrago em que está
Tapetes fartos de folhas e flores
O chão do mundo se varre aqui
Essa idéia do natural ser sujo
Do inorgânico não se faz
Destruição é reflexo do humano
Se a ambição desumana o Ser
Essa imagem de infértil deserto
Nunca pensei que chegasse aqui
Auto-destrutivos,
Falsas vitimas nocivas?
Havia tanto pra aproveitar
Sem poderio
Tantas histórias, tantos sabores
Capins dourados
Havia tanto pra respirar
Era tão fino
Naqueles rios a gente banhava
Desmatam tudo e reclamam do tempo
Que ironia conflitante ser
Desequilíbrio que alimenta as pragas
Alterado grão, alterado pão
Sujamos rios, dependemos das águas
Tanto faz os meios violentos
Luxúria é ética do perverso vivo
Morto por dinheiro
Cores, tantas cores
Tais belezas
Foram-se
Versos e estrelas
Tantas fadas que eu não vi
Falsos bens, progresso?
Com a mãe, ingratidão
Deram o galinheiro
Pra raposa vigiar
(fonte: site oficial)

Absurdo - Vanessa da Mata

Vídeo no qual Vanessa da Mata se inspirou para compor a bela música "ABSURDO".

Rubem Alves - Escutatória

Agora a minha homenagem vai pro maravilhoso educador, escritor, poeta, psicanalista... Rubem Alves!
Este texto dele é inspirador e super verdadeiro, na minha opinião. Coloquei o original completo agora - http://www.rubemalves.com.br/escutatorio.htm -, a partir da correção feita pelo colega anônimo que deixou comentário aqui. Obrigada!!
Ouvimos muito, mas escutamos realmente pouco, fechados em nossos conceitos, preconceitos, certezas inabaláveis, medos infantis...
Leiam e saboreiem!
Beijos...

ESCUTATÓRIA

Do escritor mineiro RUBEM ALVES


Sempre vejo anunciados cursos de oratória. Nunca vi anunciado curso de escutatória. Todo mundo quer aprender a falar. Ninguém quer aprender a ouvir. Pensei em oferecer um curso de escutatória. Mas acho que ninguém vai se matricular.

Escutar é complicado e sutil. Diz o Alberto Caeiro que “não é bastante não ser cego para ver as árvores e as flores. É preciso também não ter filosofia nenhuma“. Filosofia é um monte de idéias, dentro da cabeça, sobre como são as coisas. Aí a gente que não é cego abre os olhos. Diante de nós, fora da cabeça, nos campos e matas, estão as árvores e as flores. Ver é colocar dentro da cabeça aquilo que existe fora. O cego não vê porque as janelas dele estão fechadas. O que está fora não consegue entrar. A gente não é cego. As árvores e as flores entram. Mas - coitadinhas delas - entram e caem num mar de idéias. São misturadas nas palavras da filosofia que mora em nós. Perdem a sua simplicidade de existir. Ficam outras coisas. Então, o que vemos não são as árvores e as flores. Para se ver e preciso que a cabeça esteja vazia.

Faz muito tempo, nunca me esqueci. Eu ia de ônibus. Atrás, duas mulheres conversavam. Uma delas contava para a amiga os seus sofrimentos. (Contou-me uma amiga, nordestina, que o jogo que as mulheres do Nordeste gostam de fazer quando conversam umas com as outras é comparar sofrimentos. Quanto maior o sofrimento, mais bonitas são a mulher e a sua vida. Conversar é a arte de produzir-se literariamente como mulher de sofrimentos. Acho que foi lá que a ópera foi inventada. A alma é uma literatura. É nisso que se baseia a psicanálise...) Voltando ao ônibus. Falavam de sofrimentos. Uma delas contava do marido hospitalizado, dos médicos, dos exames complicados, das injeções na veia - a enfermeira nunca acertava -, dos vômitos e das urinas. Era um relato comovente de dor. Até que o relato chegou ao fim, esperando, evidentemente, o aplauso, a admiração, uma palavra de acolhimento na alma da outra que, supostamente, ouvia. Mas o que a sofredora ouviu foi o seguinte: “Mas isso não é nada...“ A segunda iniciou, então, uma história de sofrimentos incomparavelmente mais terríveis e dignos de uma ópera que os sofrimentos da primeira.

Parafraseio o Alberto Caeiro: “Não é bastante ter ouvidos para se ouvir o que é dito. É preciso também que haja silêncio dentro da alma.“ Daí a dificuldade: a gente não agüenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer. Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é muito melhor. No fundo somos todos iguais às duas mulheres do ônibus. Certo estava Lichtenberg - citado por Murilo Mendes: “Há quem não ouça até que lhe cortem as orelhas.“ Nossa incapacidade de ouvir é a manifestação mais constante e sutil da nossa arrogância e vaidade: no fundo, somos os mais bonitos...

Tenho um velho amigo, Jovelino, que se mudou para os Estados Unidos, estimulado pela revolução de 64. Pastor protestante (não “evangélico“), foi trabalhar num programa educacional da Igreja Presbiteriana USA, voltado para minorias. Contou-me de sua experiência com os índios. As reuniões são estranhas. Reunidos os participantes, ninguém fala. Há um longo, longo silêncio. (Os pianistas, antes de iniciar o concerto, diante do piano, ficam assentados em silêncio, como se estivessem orando. Não rezando. Reza é falatório para não ouvir. Orando. Abrindo vazios de silêncio. Expulsando todas as idéias estranhas. Também para se tocar piano é preciso não ter filosofia nenhuma). Todos em silêncio, à espera do pensamento essencial. Aí, de repente, alguém fala. Curto. Todos ouvem. Terminada a fala, novo silêncio. Falar logo em seguida seria um grande desrespeito. Pois o outro falou os seus pensamentos, pensamentos que julgava essenciais. Sendo dele, os pensamentos não são meus. São-me estranhos. Comida que é preciso digerir. Digerir leva tempo. É preciso tempo para entender o que o outro falou. Se falo logo a seguir são duas as possibilidades. Primeira: “Fiquei em silêncio só por delicadeza. Na verdade, não ouvi o que você falou. Enquanto você falava eu pensava nas coisas que eu iria falar quando você terminasse sua (tola) fala. Falo como se você não tivesse falado.“ Segunda: “Ouvi o que você falou. Mas isso que você falou como novidade eu já pensei há muito tempo. É coisa velha para mim. Tanto que nem preciso pensar sobre o que você falou.“ Em ambos os casos estou chamando o outro de tolo. O que é pior que uma bofetada. O longo silêncio quer dizer: “Estou ponderando cuidadosamente tudo aquilo que você falou.“ E assim vai a reunião.

Há grupos religiosos cuja liturgia consiste de silêncio. Faz alguns anos passei uma semana num mosteiro na Suíça, Grand Champs. Eu e algumas outras pessoas ali estávamos para, juntos, escrever um livro. Era uma antiga fazenda. Velhas construções, não me esqueço da água no chafariz onde as pombas vinham beber. Havia uma disciplina de silêncio, não total, mas de uma fala mínima. O que me deu enorme prazer às refeições. Não tinha a obrigação de manter uma conversa com meus vizinhos de mesa. Podia comer pensando na comida. Também para comer é preciso não ter filosofia. Não ter obrigação de falar é uma felicidade. Mas logo fui informado de que parte da disciplina do mosteiro era participar da liturgia três vezes por dia: às 7 da manhã, ao meio-dia e às 6 da tarde. Estremeci de medo. Mas obedeci. O lugar sagrado era um velho celeiro, todo de madeira, teto muito alto. Escuro. Haviam aberto buracos na madeira, ali colocando vidros de várias cores. Era uma atmosfera de luz mortiça, iluminado por algumas velas sobre o altar, uma mesa simples com um ícone oriental de Cristo. Uns poucos bancos arranjados em “U“ definiam um amplo espaço vazio, no centro, onde quem quisesse podia se assentar numa almofada, sobre um tapete. Cheguei alguns minutos antes da hora marcada. Era um grande silêncio. Muito frio, nuvens escuras cobriam o céu e corriam, levadas por um vento impetuoso que descia dos Alpes. A força do vento era tanta que o velho celeiro torcia e rangia, como se fosse um navio de madeira num mar agitado. O vento batia nas macieiras nuas do pomar e o barulho era como o de ondas que se quebram. Estranhei. Os suíços são sempre pontuais. A liturgia não começava. E ninguém tomava providências. Todos continuavam do mesmo jeito, sem nada fazer. Ninguém que se levantasse para dizer: “Meus irmãos, vamos cantar o hino...“ Cinco minutos, dez, quinze. Só depois de vinte minutos é que eu, estúpido, percebi que tudo já se iniciara vinte minutos antes. As pessoas estavam lá para se alimentar de silêncio. E eu comecei a me alimentar de silêncio também. Não basta o silêncio de fora. É preciso silêncio dentro. Ausência de pensamentos. E aí, quando se faz o silêncio dentro, a gente começa a ouvir coisas que não ouvia. Eu comecei a ouvir. Fernando Pessoa conhecia a experiência, e se referia a algo que se ouve nos interstícios das palavras, no lugar onde não há palavras. E música, melodia que não havia e que quando ouvida nos faz chorar. A música acontece no silêncio. É preciso que todos os ruídos cessem. No silêncio, abrem-se as portas de um mundo encantado que mora em nós - como no poema de Mallarmé, A catedral submersa, que Debussy musicou. A alma é uma catedral submersa. No fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos olhos e ouvidos. Me veio agora a idéia de que, talvez, essa seja a essência da experiência religiosa - quando ficamos mudos, sem fala. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia, ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar. Para mim Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também. Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num contraponto... (O amor que acende a lua, pág. 65.)

FOCUS Cia de Dança


Gente,
Corujice pouca é bobagem!
Então quero falar agora da companhia de dança da qual minha irmã mais nova, Marisa Travassos, faz parte: a FOCUS CIA DE DANÇA.
O site deles é
http://www.focusciadedanca.kit.net/fotos.htm
São maravilhosos!!! Criativos, lindos, ousados e bastante experientes! Já passaram por companhias conhecidas e foram buscar seus próprios caminhos, tateando, com som e movimento, todo o espaço possível de atingir com seus corpos...
É emocionante!!!!
Eles brincam com a gente, conseguem efeitos fantásticos, como o da "dança sem cabeça" ou o dos dois corpos que são só um (casal que faz coisas incríveis sem soltar as mãos um do outro nem por um minuto). Mostram o cotidiano, a correria do dia a dia, o amor, a paixão, a tensão, a beleza, a poesia...
Vale a pena ver!!!
Acima uma filipeta de um dos espetáculos deles desse ano.
Beijos...

Livros da minha irmã




Tenho 3 irmãs. Sou a mais velha e a Sônia, que vem logo depois de mim, se lançou como escritora este ano.
Vejam como ela é apresentada em seu primeiro livro:
"Sônia Travassos é carioca. Pós-graduada em literatura infantil e juvenil (UFRJ), educadora e contadora de histórias, atua há 18 anos na promoção da leitura e da literatura com crianças, jovens e professores. É coordenadora da biblioteca da Escola Edem, no Rio de Janeiro. Colaborou para a Revista Sítio do Picapau Amarelo, da editora Globo. "Bicho papão pra gente pequena, bicho-papão pra gente grande" é seu primeiro livro infantil."

A EDEM é uma escola fantástica aqui do Rio, que realmente consegue ser progressista, idealista, libertária, artística e, ao mesmo tempo, pé no chão, na medida certa. Meu filho Diogo estuda lá desde os 3 anos (está com 15 agora) e adora! Como educadora e terapeuta fico super feliz por acompanhar o belo trabalho que fazem lá! E minha irmã já trabalha lá há uns 16/18 anos. E foi na troca com as crianças e pré-adolescentes dessa escola, principalmente, que a Sônia se inspirou para escrever os dois livros mostrados aqui. As críticas foram excelentes! Vale a pena conhecê-los!!!
E que venham os próximos!!!!!!
Beijos...


Cheguei!

Oi, amigos!
Espero aproveitar este espaço para escrever, contar, recontar, criar, repetir, reproduzir, trocar, refletir, sentir, desabafar... e tudo o mais que puder fazer, usando palavras, imagens e sons.
Compartilhem comigo!!
Beijos,
Regina Milone.